SAÚDE MENTAL

O que é um perdedor?

Quem tenta, perde e acaba no sofrimento?
Quem se magoa com o próprio pensamento?
E os vencedores são os que lidam com tudo na vida?
Eu não era alguém com muitos objetivos
Comia porque a minha mãe me obrigava
Estudava senão chumbava
Não fazia a cama e a minha avó gritava
Acordava para voltar a dormir
E falar pouco falava
Tentava distrair-me com livros sobre como vencer
Como vencer na vida e como nunca perder na luta contra mim mesma
Considerava-me uma perdedora
As mudanças pareciam insuportáveis
O familiar reconfortante
Não ligava muito a remédios,
Preferia respirar por um instante
Falava pouco, só o suficiente
Mas a pergunta nunca se calava
Seria eu uma perdedora?
Perdedora por sentir a ansiedade, 
Querer fugir do que é real e querer manter a idade?
Às vezes pensar em acabar com a angústia de existir com uma solução permanente para problemas com resoluções?
Estaria a perder por gastar tempo de vida a pensar em como escrever as 13 razões?
Em qualquer momento poderia escrever as cartas e depois fazer a cama
Mas se tenho cartas para escrever significa que tenho razões para ficar
Gente que me ama
Ao pegar na caneta e no papel, 
Descobri que existem dois tipos de pessoas que me davam a resposta para a minha questão 
O vencedor que tenta, perde e tenta outra vez até conseguir
E o perdedor que tem medo da solidão, desiste antes mesmo de tentar e decide fugir

E eu não queria ser uma perdedora, por isso, pousei a caneta e não fugi.  


Lara Abreu n°13 11°M

Comentários